logo_m

Comunicação Integrada para cuidar da imagem e da reputação de empresas, organizações e produtos, com foco em resultados.

facebook
twitter
youtube
intagram
google

No Dia Mundial da Oliveira, confira alguns dos benefícios do azeite para a saúde

azeiteEm 24 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Oliveira, data que celebra um dos ingredientes mais tradicionais do planeta, o azeite. O dia foi definido pelo Conselho Oleícola Internacional desde 2016, comemorado em diversos países.

Um dos propósitos da data é reforçar os benefícios que uma dieta rica em azeite traz à saúde do consumidor. “Além de ser um acréscimo valiosos de sabor, o consumo do azeite é comprovadamente benéfico à saúde em vários aspectos, sendo aliado importante em combate de doenças como diabetes, osteoporose, câncer e problemas cardíacos”, aponta Rita Bassi, presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (OLIVA).

Outro fator de destaque diz respeito não apenas ao consumo, mas ao plantio da oliveira. Estudos realizados nos últimos anos constataram o impacto positivo para o meio ambiente em termos de biodiversidade, aproveitamento de solo e combate à desertificação, além da boa capacidade de fixar gás carbônico da atmosfera no solo.

Consumir cerca de 30g diários de azeite traz algumas vantagens ao corpo. Confira abaixo cinco benefícios de seu consumo:

  1. Controle de colesterol: por ser uma fonte gordura insaturada, o azeite de oliva é um forte aliado no combate à problemas cardíacos, já que, além de reduzir o nível de colesterol ruim, ele aumenta o colesterol bom (HDL), um dos responsáveis por evitar o infarto do miocárdio;
  2. Prevenção de diabetes: além de reduzir o colesterol, o azeite de oliva auxilia no controle do nível de glicose e triglicérides no organismo, sendo um importante aliado na prevenção de diabetes;
  3. Fonte de vitaminas: o azeite também é uma rica fonte das vitaminas A, D, E e K, o que contribui para a prevenção de doenças e faz dele um poderoso antioxidante e analgésico;
  4. Ganho de músculos: o azeite conta com o ácido graxo monoinsaturado, gordura de propriedade inibidora à produção das lipoproteínas. Estimula o fígado na produção de lipoproteínas de alta densidade, considerado o colesterol bom. Na hipertrofia, ajuda a combater as inflamações do corpo e acelera a recuperação muscular.
  5. Combate ao câncer: o azeite contém elementos (como o ômega-3) que auxilia na inibição do crescimento de células cancerígenas e o ataque de radicais livres ao DNA, podendo reduzir possíveis mutações celulares.