logo_m

Comunicação Integrada para cuidar da imagem e da reputação de empresas, organizações e produtos, com foco em resultados.

facebook
twitter
youtube
intagram
google

Aplicativo para que apenados se apresentem à Justiça representa o Brasil no Global Legal Hackathon

Iniciativa contou com o apoio do escritório Franco Advogados, que patrocinou etapa brasileira do Hackathon

Com sede de fazer a diferença, o aplicativo brasileiro “Apresente-se”, vencedor da etapa de Florianópolis do Global Legal Hackathon – a maior maratona de programação para a Justiça do mundo -, representa o Brasil na etapa internacional do evento, neste fim de semana em Nova York.

Desenvolvido pelos especialistas da área técnica, design e negócios, Alessandro Martini, Alexandre Golin, Claudinei Martins, Fernando Gutierrez, Ícaro Rezende, Patrícia Fragnani, Raphael Gobbo e Thiago Dias; o aplicativo traz uma solução para que apenados em medidas restritivas possam se apresentar regularmente por meio de celular.  Para isto, utiliza da conexão móvel do aparelho para que o apenado se apresente à Justiça submetendo a gravação de um vídeo que registra a localização exata por GPS, reconhece a voz e imagem e dispensa seu deslocamento. O Tribunal recebe as informações, registra no banco de dados e confere as informações de forma remota.

Para ingressar em Nova York, os participantes precisaram vencer uma etapa local, que aconteceu em fevereiro, na sede da Softplan, em Florianópolis. Nela, tiveram 54h para desenvolverem desafios, por meio de ferramentas e estratégias de inovação. Também participaram de debates e palestras que auxiliaram no desenvolvimento do aplicativo. Além de patrocinar a etapa nacional, o escritório Franco Advogados contribuiu com a participação dos sócios: Paulo Franco, Renato Scardoa, Maria Fernanda Hosken e Leatrice Bez, que compartilharam sua experiência jurídica com as equipes.

De acordo com Maria Fernanda Hosken, , o Global Legal Hackathon é uma iniciativa de alto impacto social, pois representa uma oportunidade de enfrentar velhos problemas de uma forma inovadora: “É uma chance de demonstrarmos nosso apoio às lawtechs e startups na área jurídica”, explica. Para Renato Scardoa “participar deste evento foi uma grande oportunidade para compartilhar com os participantes, nossa expertise em prestar assessoria jurídica a empreendedores iniciantes na estruturação de projetos de tecnologia, transformando-os em modelos de negócio”.

Global Legal Hackathon

A maratona de programação reuniu em todo o mundo mais de 10 mil participantes, em 25 países diferentes, com o objetivo de criar soluções para os desafios da Justiça. Ao total, 40 hosts estão aptos a entregar as demandas feitas pela organização e, apenas oito, serão selecionados para a grande final em Nova York que ocorre em 21 de abril deste ano.

Para qualificar nesta etapa, o “Apresente-se” precisou preencher quatro itens essenciais:

  • Vídeo pitch, com exemplos e explicações da solução “Apresente-se”;
  • Presentation deck, uma apresentação em slide sobre a solução;
  • MVP funcional, onde o time envia uma prévia da solução para que a banca avalie as funcionalidades;
  • Engajamento nas mídias, contando com páginas, notícias e afins.

 

A expectativa do time para que a solução chegue à final do Global Legal Hackathon é grande. Para isto, foi necessário que os membros da equipe abandonassem a zona de conforto para operar tarefas que não fazem parte da sua rotina. “Considerando que eram mais de 20 países e que dentre os 10 times da etapa Florianópolis, saímos como primeiro, a possibilidade de ser um dos 8 nos anima muito. Acreditamos que é possível, estamos trabalhando todos os dias, desde que o resultado saiu, para buscar essa vaga”, afirma a participante Patrícia. O resultado das equipes qualificadas para a grande final será divulgado neste domingo (18).

Especialistas em Direito Empresarial

Somos um escritório jurídico que reúne especialistas nos mais diversos ramos do direito empresarial. Priorizamos a ética nas relações com os clientes e nos dedicamos muito ao aperfeiçoamento profissional e pessoal, buscando constantemente a excelência. Assessoramos empresas nacionais e estrangeiras tanto em questões consultivas quanto em disputas judiciais, determinados sempre na resolução dos problemas de forma ágil, eficiente e segura, característica que nos torna um escritório bem diferenciado e já amplamente reconhecido por nossos clientes. Após 20 anos de atividade, temos um histórico relevante de operações e muita experiência. Conjugamos, entretanto, a experiência com a juventude, projetando, com essa simbiose, o futuro e a longevidade do nosso escritório e do nosso estilo de prestação de serviços.